DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
WhatsApp (043) 9 9979-8834

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cacique da linhagem tupi-guarani visita prefeito


Por David Batista
Agência Criativa
O cacique Sebastião Mario Alves 58, descendente da linhagem tupi-guarani acompanhado das lideranças Reginaldo Aparecido Alves filho do cacique, Leandro da Silva 25 e Jefferson de Abreu Domingues 25, da Aldeia Pinhalzinho do município de Tomazina, estiveram no gabinete do prefeito Guilherme Saliba, no dia 15 de maio. Durante a visita os indígenas levaram algumas reivindicações e sugestões ao prefeito para melhorar ainda mais o bom andamento dos serviços prestados pela prefeitura a comunidade da Aldeia. Segundo o cacique Sebastião a assistência prestada pela prefeitura à comunidade hoje é a melhor de toda a história das administrações anteriores, porém segundo ele, como em qualquer comunidade sempre há necessidades de melhoras.
O índio Reginaldo, que é uma espécie de porta voz do grupo, destacou que a ajuda da prefeitura tem sido fundamental para toda a comunidade indígena do Pinhalzinho, segundo ele, a aldeia hoje tem a disposição um posto de saúde, que agora está sendo ampliado, com médicos, dentistas, enfermeiras, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde, um carro a disposição e a Escola Indígena Ibiporã que tem com 33 alunos, oito professores, sendo um professor e o diretor da comunidade indígena. O porta voz destacou ainda, que vários índios trabalham em várias frentes de trabalho que a prefeitura dispõem na aldeia, “Temos índios trabalhando em vários locais como, por exemplo: na escola o nosso diretor é índio, um professor, uma pedagoga, zeladoras, cozinheiras e agentes de saúde sãoíndios, enfim vivemos na nossa comunidade em perfeita sintonia com o homem branco e quando precisamos de atendimento da prefeitura o prefeito Guilherme sempre coloca a sua equipe a disposição da comunidade indígena”, destacou ele.
O índio Leandro que faz parte da liderança do cacique é agente de saúde, ele falou que a comunidade indígena não participa diretamente da política, mas vota como qualquer outro cidadão brasileiro. “Temos eleição na nossa aldeia para eleger o nosso cacique e quando precisamos de alguma coisa para a aldeia consultamos as lideranças que é formada por nove pessoa indicadas pelo cacique e tomamos as decisões e quando o assunto é de responsabilidade da prefeitura o prefeito sempre se coloca a disposição dos índios”, falou Leandro. Jefferson que é diretor da Escola Ibiporã, destacou que tem quantidade suficiente de professores para atender a demanda da Aldeia, a ótima qualidade da merenda escolar e o apoio permanente da primeira dama Nely Couto e do prefeito Guilherme quando o assunto é a comunidade indígena do Pinhalzinho.
O cacique Sebastião fez questão de que a nossa reportagem abordasse também um pouco da cultura dos índios da Aldeia Pinhalzinho, “queremos também que a comunidade do homem branco saiba um pouco dos nossos costumes e tradições. Vivemos em uma área de 600 hectares, que fica há 35 km da cidade, sobrevivemos da agricultura, caça, pesca, artesanato e alguns índios estão trabalhando em vários serviços dentro da própria aldeia. Cultuamos nosso Deus, fazemos nossas danças em várias situações. O índio agradece e dança pela terra, pelo ar, pela caça, pelas arvores, pelos pássaros, pela comida, enfim para cada coisa temos uma espécie de dança e canto”, disse o cacique, que afirmou ainda a grande importância para a sua comunidade a apoio da prefeitura, “nem tudo é possível, mas no que for possível o Guilherme está sempre nos ajudando”, finalizou o cacique.
O prefeito Guilherme falou que tem um carinho muito especial para com a comunidade indígena da Aldeia Pinhalzinho, “eles só vem aqui na prefeitura quando realmente estão precisando de alguma coisa e nunca é em especial para um índio, geralmente os pedidos são pedidos que atendem os interesses de toda comunidade indígena. Eles são muito unidos e organizados e a prefeitura sempre vai estar aqui à disposição de toda comunidade”, destacou Guilherme.

Um comentário:

  1. Mas Indio não veio ensinar Guilherminho Das Araucárias Metropolitana de CTBA. cortar,derrubar as arvorezinhas nas barrancas do rio Cinzas. o melhor é plantar não é mesmo Cacique Tião. A natureza agradece.

    ResponderExcluir

Os comentários não refletem a opinião do blog