DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
WhatsApp (043) 9 9979-8834

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tomazina comemora 146 anos com extensa programação


Wendy Comunicações
A Prefeitura Municipal de Tomazina está realizando vários eventos para a população em comemoração a 146 anos de emancipação política. As atividades começaram na segunda-feira, 27, com um jogo de futsal dos alunos da Escola Ademar Haruo Ishi e vai até o domingo, 2 de junho, data oficial da comemoração.

“Serão várias atividades durante toda a semana”, ressalta o prefeito Guilherme Cury. Na terça-feira, 28, aconteceu um Festival de Futebol Suíço Mirim que é Projeto do Centro Regional de Assistência Social (CRAS) e Secretaria Municipal de Esportes.

Na quarta-feira, 29, à partir da meia noite na Praça Matriz acontece o “Dia do Desafio” onde o município de Tomazina fará o Auto Desafio, que é superar a meta de 65% de participação da população realizando atividades físicas. Às 9h horas houve apresentações dos alunos do Projeto de Karatê pertencente ao CRAS. No período da noite (19 horas) acontece a abertura do Festival de Viola Rádio Vale dos Cinzas em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na quinta-feira, 30, acontece a final do Festival de Viola. Às 21 horas acontece à abertura do Rodeio no Estádio Municipal Moíses Chueire. O evento acontecerá no mesmo horário e local também na sexta-feira, 31, e sábado, 1.

No domingo, 2, os eventos começam às 6 horas com a tradicional queimas de fogos. Às 7 horas haverá a Missa de Ação de Graças e logo após a solenidade cívica de aniversário. Às 9h30 ocorre a 4ª Cavalgada de Tomazina. Às 12 horas será servido um almoço beneficente da APAE de Tomazina e o Hospital São Vicente de Paulo. A festividade encerra às 18 horas com a final do rodeio.

Historia de Tomazina

O município de Tomazina tomou emprestado seu nome do major Thomaz Pereira da Silva, que foi seu grande benemérito. No ano de 1865 adquire uma gleba de terras às margens do Rio das Cinzas. Em novembro de 1867 parte em comitiva da cidade de Itajubá, da então Província de Minas Gerais, com destino ao serão do norte pioneiro.

A numerosa comitiva foi estrategicamente distribuída de forma a que todos pudessem viver com tranquilidade, em razão da grande área de terras oferecidas. Em 1878 o major Thomaz e sua mulher doaram área de terras para que se iniciasse um povoado sob a invocação de Nossa Senhora de Aparecida e o autor foi o padre Antônio Camargo.

A Lei 923 de 6 de setembro de 1888 eleva a freguesia à categoria de vila, sendo no ano seguinte 8 de maio a Lei 322 que eleva de vila à condição de município emancipado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não refletem a opinião do blog