DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
WhatsApp (043) 9 9979-8834

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tomazina chega a 5 milhões de pés de café em 2012


      
Agência Criativa
Os programas de incentivo à agricultura implantados pela Secretaria da Agricultura do município de Tomazina em 2009 estão sendo mantidos sob permanente manutenção, a informação é do secretário da agricultura Wesley João Marques. Segundo ele, todos os programas que foram disponibilizados para o setor agrícola, foram previstos para apresentar resultados a médio e longo prazo, “daí a importância de se dar assistência constante aos produtores rurais”, disse Wesley. Um dos programas que mais cresceu e se destacou em 3 anos, foi o Pró-Café. 
 Tudo começou em 2009 quando o município de Tomazina deu início aos programas de apoio aos produtores rurais e realizou a maior distribuição de calcário do Norte Pioneiro, foram 4850 toneladas, para correção de solo e atendeu em torno de 400 produtores rurais. Programa de incentivo a cafeicultura, com distribuição de mudas em torno de 100 mil mudas por ano que este ano deverá chegar a 200 mil /ano, o programa prevê ainda manutenção e renovação do solo, com um menor espaçamento. Este ano o município deverá somar em torno de 5 milhões de pés de café.  O Programa de controle a Brucelose, que vacinou todo o rebanho bovino e bubalino do município, hoje está com a doença está sob controle e estabilizada, o programa será mantido por tempo indeterminado e tem a atenção especial da equipe.
Segundo o secretário, junto com esses programas pilotos, nasceram outros pequenos programas menores, que contribuem para dar sustentabilidade aos programas principais, “ o produtor rural hoje em nosso município tem o apoio permanente do setor da agricultura, vale destacar que o prefeito Guilherme, está sempre atento as questões da agricultura e está sempre cobrando empenho, bem como resultados da equipe”.  Disse o secretário.        
Outro programa que deu sustentabilidade ao setor agropecuário, e foi amplamente elogiado pela comunidade rural, foi o da recuperação das estradas rurais. Em todo o município foram em torno de 250 quilômetros de estradas cascalhadas, que em muito tem contribuído para um bom escoamento da safra, bem como o bom tráfego dos ônibus que transportam a clientela estudantil 
Ainda dentro do programa de apoio ao produtor rural, este ano serão instalados quatro novos secadores de café em quatro bairros estratégicos do município. “Aplicar recursos na agricultura não é gasto, é investimento” concluiu Wesley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não refletem a opinião do blog