DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
WhatsApp (043) 9 9979-8834

sexta-feira, 26 de abril de 2019

O ESQUECIMENTO DE GRANDES NOMES QUE PASSARAM PELO NORTE PIONEIRO


O Norte Pioneiro do Paraná foi uma região muito rica em Carvão Combustível. 

Nos anos 30/40 destacou-se, nesta região do estado, o maior especialista neste tipo de minério no país, o Dr. Antônio Tavares Leite. 

O engenheiro estudou nos melhores centros de referência no Brasil e Estados Unidos. Visitou grandes parques industriais na Alemanha, França, Bélgica, Portugal e Suiça. 

Era recebido pelas maiores autoridades do estado do Paraná e pelo governo federal. 

Dirigiu a Cia de Mineração São Paulo Paraná que pertencia ao grupo do maior industrial da época, Henrique Lage. 

Neste período adquiriu grandes glebas de terras no norte Paranaense. 

Cidades como Siqueira Campos e Barbosa, Salto de Itararé e outras próximas, possuem ainda inalteradas nos registros de imóveis. 

Antônio Tavares Leite faleceu em 1944 e hoje sua única filha viva, Margarida Spada Tavares Leite, luta para preservar a memória do seu pai, tanto em seus feitos pelo Brasil, quanto pela recuperação de seus bens imóveis em todo o estado do Paraná. 

A memória do seu pai, filho do Barão de Tavares Leite, nascido em 1887 em Jaguarão-RS, parece ter sido apagada propositalmente desta parte do estado. 

Segundo sua filha Margarida, as muitas terras de seus pai, pode ser o motivo de tanta omissão de seu nome na história. 

Muitas destas terras hoje são exploradas por pessoas e empresas da região, de forma ilegal, pois as propriedades continuam inalteradas, pelo menos nos cartórios. 

Como seu pai faleceu novo, quase nada ele conseguiu vender. Seu inventário está sendo concluído e estas propriedades estão sendo cuidadosamente catalogadas. 

Margarida recebeu com muita surpresa a informação, amplamente divulgada em diversos sites do Paraná, de que a prefeitura de Tomazina estava desapropriando o Salto Cavalcante de uma empresa de celulose. 

Informa ainda que todo o entorno desta região pertence ao seu saudoso pai, ao todo o Salto é cercado por 9 propriedades e que 7 destas estão em nome do seu pai e duas em nome da empresa que ele presidia, e que sendo ele herdeiro destas duas se vendidas estas foram, a família foi lesada pelo comprador e vendedor. 

Ela aguarda ansiosa que tanto o prefeito de Tomazina, quanto à tal empresa que supostamente estaria sendo desapropriada do Salto Cavalcante, apresente documentos comprobatórios que demonstrem claramente como obtiveram o direito às tais propriedades. E ressalta que a memória do seu pai, não pode ser manchada por ações pouco claras juridicamente. 

Seu pai em sua vida fez muito pelo Paraná e o que o Paraná fez por seu grande nome na história?
-Com informações de Carlos Vermelho

6 comentários:

  1. Se esta Arauco comprou estas terras de alguém ela pode ter caído no conto do Vigário. Uma empresa tão grande não tem um DP jurídico que não sabe o que faz?

    ResponderExcluir
  2. Assuntos de terra no Brasil é uma brincadeira. Só tem ladrão de terras neste país. Se esta família viveu sem saber destas terras pq esconderam quem escondeu é pilantra.

    ResponderExcluir
  3. Se o juiz deu estas terras ele tem que se responsabilizar, ele e o cartório.

    ResponderExcluir
  4. PREFEITO CANALHA , SAFADO ESTE DE TOMAZINA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pq estes donos só apareceram agora?

    ResponderExcluir
  6. Deve ter alguma coisa por trás disso, o prefeito te sendo muito bonzinho, junto com o juiz da cidade. Quem pega coisas dos outros se arriscando é pq tem grana envolvida.

    ResponderExcluir

Os comentários não refletem a opinião do blog