DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
WhatsApp (043) 9 9979-8834

terça-feira, 18 de julho de 2017

Geada deve atingir toda a zona cafeeira do Paraná


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada desta quarta-feira (19) em toda a zona cafeeira paranaense, que abrange as regiões do Norte Pioneiro, Norte, Noroeste e parte do Oeste do Estado. Informações são do serviço Alerta Geada, mantido até o fim do inverno para auxiliar produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas.

A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos – lavouras novas e viveiros – a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afaste e cesse o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro e depois retirada com as mãos.

A possibilidade de geadas continua para os próximos dias. Os cafeicultores devem acompanhar atentamente as previsões meteorológicas. Informações atualizadas

Frio se intensifica, mas sol 
aparece no fim de semana

A queda brusca de temperatura e as marcas negativas registradas durante a madrugada desta terça-feira (18) em várias regiões do Paraná devem prosseguir ao longo da semana. A maioria dos municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro e Sul dos Campos Gerais do Estado marcaram temperaturas abaixo de zero nas últimas horas, com destaque para os municípios de Inácio Martins (-4º), Palotina (-3,2), Pinhão (-3,9º) e São Mateus do Sul (-3º).

“O frio veio com muita força porque a onda de ar polar, que provoca essa queda nas temperaturas, está bastante intensa e deve avançar um pouco mais sobre o Paraná nas próximas 24 a 48 horas”, alerta o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

De acordo com ele, a madrugada desta quarta-feira (19) ainda será extremamente gelada em todo o Estado. As temperaturas vão continuar abaixo de zero grau no Centro-Sul, Sudoeste e na região metropolitana de Curitiba. Na capital, os termômetros devem ficar próximo de zero.

NEVE DESCARTADA – Algumas cidades do Paraná registraram formação de neve nesta madrugada, como foi o caso de Palmas. Em Curitiba, a condição de tempo chuvoso e frio proporcionou durante a madrugada e início da manhã a precipitação por alguns momentos de chuva congelada (minúsculos grãos de gelo que pipocam ao atingir uma superfície e provocam barulho no impacto). “Apesar do frio intenso que deverá ser registrado nos próximos dias, o tempo ficará seco, não sendo essa uma condição favorável para a ocorrência de neve”, afirmou Kneib.

FIM DE SEMANA – A partir de sexta-feira (21) o frio começa a perder força e o sol deve predominar na maior parte do Estado. As noites deverão ser de temperaturas mais baixas e as tardes um pouco mais agradáveis. Não há previsão de chuva para os próximos sete dias e até a próxima quarta-feira o tempo segue seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não refletem a opinião do blog