DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!
WhatsApp (043) 9 9979-8834

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tomazina comemora 146 anos com extensa programação


Wendy Comunicações
A Prefeitura Municipal de Tomazina está realizando vários eventos para a população em comemoração a 146 anos de emancipação política. As atividades começaram na segunda-feira, 27, com um jogo de futsal dos alunos da Escola Ademar Haruo Ishi e vai até o domingo, 2 de junho, data oficial da comemoração.

“Serão várias atividades durante toda a semana”, ressalta o prefeito Guilherme Cury. Na terça-feira, 28, aconteceu um Festival de Futebol Suíço Mirim que é Projeto do Centro Regional de Assistência Social (CRAS) e Secretaria Municipal de Esportes.

Na quarta-feira, 29, à partir da meia noite na Praça Matriz acontece o “Dia do Desafio” onde o município de Tomazina fará o Auto Desafio, que é superar a meta de 65% de participação da população realizando atividades físicas. Às 9h horas houve apresentações dos alunos do Projeto de Karatê pertencente ao CRAS. No período da noite (19 horas) acontece a abertura do Festival de Viola Rádio Vale dos Cinzas em parceria com a Prefeitura Municipal.

Na quinta-feira, 30, acontece a final do Festival de Viola. Às 21 horas acontece à abertura do Rodeio no Estádio Municipal Moíses Chueire. O evento acontecerá no mesmo horário e local também na sexta-feira, 31, e sábado, 1.

No domingo, 2, os eventos começam às 6 horas com a tradicional queimas de fogos. Às 7 horas haverá a Missa de Ação de Graças e logo após a solenidade cívica de aniversário. Às 9h30 ocorre a 4ª Cavalgada de Tomazina. Às 12 horas será servido um almoço beneficente da APAE de Tomazina e o Hospital São Vicente de Paulo. A festividade encerra às 18 horas com a final do rodeio.

Historia de Tomazina

O município de Tomazina tomou emprestado seu nome do major Thomaz Pereira da Silva, que foi seu grande benemérito. No ano de 1865 adquire uma gleba de terras às margens do Rio das Cinzas. Em novembro de 1867 parte em comitiva da cidade de Itajubá, da então Província de Minas Gerais, com destino ao serão do norte pioneiro.

A numerosa comitiva foi estrategicamente distribuída de forma a que todos pudessem viver com tranquilidade, em razão da grande área de terras oferecidas. Em 1878 o major Thomaz e sua mulher doaram área de terras para que se iniciasse um povoado sob a invocação de Nossa Senhora de Aparecida e o autor foi o padre Antônio Camargo.

A Lei 923 de 6 de setembro de 1888 eleva a freguesia à categoria de vila, sendo no ano seguinte 8 de maio a Lei 322 que eleva de vila à condição de município emancipado.

sábado, 25 de maio de 2013

Bispo visitará Comunidade Indígena

Capela sera inaugurada no próximo dia 6
O bispo diocesano dom Antonio Braz Benevente visitará a aldeia indígena Guarani de Pinhalzinho, em Tomazina, onde inaugurará a reforma da Capela San Juan Diego.
A aldeia indígena Guarani de Pinhalzinho tem uma área demarcada de 600 hectares e está distante 7 km de Guapirama. Possui uma escola, posto de saúde e um centro de cultura guarani. No local, residem 41 famílias.
A capela San Juan Diego é atendida pelo Padre Tobias Ferreira Rosa (Paróquia São Roque, Guapirama/PR) com missas mensais (terceira quarta do mês). Com a iniciativa do padre, das lideranças paroquiais, contando com a ajuda da Mitra Diocesana e outras paróquias foi realizada uma reforma e adequação da capela indígena.
No dia 06 de Junho às 19h será realizada a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, com a bênção e introdução da imagem do Padroeiro. Na celebração estará presente a equipe de Coordenação Estadual da Pastoral Indígena do Paraná com sede em Guarapuava.
O bispo convida toda comunidade, pastorais e lideranças, autoridades civis e militares para o evento.

Fonte: Tá no site

terça-feira, 21 de maio de 2013

Publicado Programa Crescer em Família

Wendy Comunicações
O Conselho Municipal de Direito de Assistência Social (CMAS) de Tomazina publicou recentemente a Resolução 01/2013 que visa o Programa Crescer em Família. O projeto tem por finalidade a preservação do direito fundamental de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária e ao acolhimento de qualidade.

Ainda segundo o edita de publicação o Programa envolve modalidades distintas e complementares: como o Acolhimento Familiar, que tem por objetivo mobilizar famílias voluntárias que possam tornar-se guardiãs de crianças e adolescentes em situação de risco, por períodos curtos, sendo uma alternativa ao acolhimento institucional.

Ele também visa o Aprimoramento do Acolhimento Institucional que, por outro lado, propõe a reflexão e o desenvolvimento de novas praxes nas entidades de acolhimento existentes, assegurando aos acolhidos a prosivoriedade da medida, a celeridade dos procedimentos e a garantia do tratamento individualizado, além da preservação dos vínculos familiares e comunitários.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Convite para Audiência Pública




Wendy Comunicações

O prefeito do município de Tomazina, Guilherme Cury, convida a população em geral para a audiência pública prevista no Parágrafo 4 do artigo 9º da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) a ser realizada no próximo dia 15 de maio de 2013 a partir das 9h30 nas dependências da Câmara Municipal.
Ela tem como objetivo para que o Executivo apresente a proposta de Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014. O prefeito Guilherme explica que a LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimentos do Poder Público.

domingo, 12 de maio de 2013

COMARCA DE TOMAZINA COMEMORA 100 ANOS

Amanhã a comarca de Tomazina estará completando cem anos. 
A Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Tomazina, Camila de Britto Formolo, determinou por meio da Portaria n°08/2013 o fechamento do Fórum da Comarca e suas dependências, em razão da comemoração da instalação da Comarca.




FELIZ DIA DAS MÃES
Mensagem de Fabiano Lopes Bueno - Prefeito de Siqueira Campos
"Seus braços sempre se abriam 
quando eu queria um abraço. Seu coração compreendia quando eu necessitava uma amiga. Seus olhos ternos se endureciam quando eu precisava de uma lição. Sua força e seu amor me guiaram e me deram asas para voar, bendita sejas mãe querida que me ensinou o verdadeiro significado da vida." Assim estendo meus cumprimentos a todas as mães neste domingo tão importante.

HOMENAGEM DA FAMÍLIA TODDYNHO - 
Vereador de Arapoti


MÃES, RECEBAM ESTAS FLORES!
Homenagem de Gilmar Egídio, 
presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Itararé

PREFEITO DE TOMAZINA 
SAÚDA TODAS AS MÃES
Guilherme Saliba
Mãe é o amigo mais verdadeiro que temos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações. Neste dia deixo aqui registrado as nossas mais sinceras homenagens a todas às mães. Um forte abraço do Guilherme.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fase Regional dos Jogos Escolares começa no dia 20 de maio


A fase regional dos Jogos Escolares do Núcleo de Educação de Ibaiti aconteceráem Siqueira Camposcom início no próximo dia 20 de maio. As competições seguirão até o dia 26 comas disputas de futsal, voleibol, basquetebol , handebol, xadrez, tênis de mesae atletismo. Os alunos com deficiência também participam e competem noatletismo e futsal.

Participamdesta fase os municípios de Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti,Jaboti, Japira, Pinhalão, Siqueira Campos e Tomazina. Os campeões de cadamodalidade participam da fase macro-regional entre os dias 5 a 9 de junho em Wenceslau Braz,juntamente com os vencedores das regionais de Jacarezinho, Cornélio Procópio eWenceslau Braz.

Segundoa coordenadora estadual dos jogos, Márcia Tomadon, a participação em massa dasescolas mostra como a comunidade esportiva se interessa pelo evento. "Estamosmuito satisfeitos com o comprometimento das pessoas que trabalham pelos jogos.Professores, a Secretaria da Educação, Secretaria do Esporte, Núcleos Regionaisde Ensino e os próprios alunos. Houve um esforço muito grande para que houvessea competição e estamos felizes que esteja acontecendo com números superioresaos do ano passado em algumas regionais", disse Márcia.
Fonte: Marcos Junior